segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Sentar ou Caminhar? Nem pensar!

A bartholinite é caracterizada pela acumulação de fluído purulento numa das glândulas produtoras de muco que se localizam de cada lado da porção terminal da vagina – glândulas de Bartholin; apresenta-se como uma massa (“inchaço”) quente, vermelha e muito dolorosa, de tal modo que o simples acto de caminhar ou estar sentada se torna quase impossível.
Os “banhos de assento” com água quente (35ºC) 4 vezes ao dia geralmente proporcionam algum alívio e podem ajudar a localizar a infecção e mesmo precipitar a drenagem espontânea. Contudo, nem sempre ocorre a resolução do problema, uma vez que o orifício de ruptura espontânea é muito pequeno e fecha rapidamente, pelo que a drenagem não é completa.
Assim, o tratamento que proporciona maior alívio e recuperação mais rápida consiste na drenagem através de uma incisão cirúrgica, que pode ser realizada com anestesia local num consultório médico. Podem ser prescritos antibióticos, mas, geralmente, não são necessários se o abcesso for drenado correctamente.
Pode ser considerado o procedimento de marsupialização em mulheres com abcessos recorrentes. Uma pequena abertura para facilitar a drenagem é cirurgicamente criada.
A probabilidade de uma recuperação completa é bastante alta. Pode haver o desenvolvimento de um quisto do ducto de Bartholin se o fluido purulento do abcesso for "encarcerado" nos tecidos adjacentes. Outras complicações são raras.
A bartholinite pode ser causada não só por agentes causadores de DST's , como gonococo e clamídia mas também por bactérias da flora intestinal, estafilococos e estreptococos (bactérias que não são sexualmente transmissíveis).

1 comentário:

  1. Geralmente , a citação de doenças do aparelho reprodutor feminino ou masculino é logo classificad como doença sexualmente trans missivel. No meu caso fiuei sozinha , já por quinze anos e nunca mais tive uma relação mais íntima com o sexo oposto e me aparece um carocinho que pode ser caracterizado por um caso desses. Estou fazendo exames e tenho medo.

    ResponderEliminar